CineConchas

O CineConchas é um evento de cinema ao ar-livre iniciado em 2008 e que terá em 2011 a sua 4ª edição. Decorre sempre em Julho, na Quinta das Conchas, ao Lumiar, com entrada livre.

A iniciativa tem como finalidade o favorecimento da utilização dos espaços públicos e a congregação de públicos diferentes em volta de um interesse comum. A nova realidade urbanística e social que constitui a Alta de Lisboa obriga a um esforço acrescido de integração. Populações realojadas oriundas dos antigos bairros degradados da Musgueira Norte, Musgueira Sul, Quinta Grande e Bairro da Cruz Vermelha convivem hoje com uma jovem classe média-alta que adquiriu a sua casa num novo e moderno projecto urbanístico que será uma referência no futuro para a cidade de Lisboa.

Descobrir interesses comuns e promover lugares de encontro é um desafio constante, para que o sucesso urbanístico seja acompanhado de uma muito bem sucedida integração social.

O CineConchas surgiu precisamente para criar a oportunidade das pessoas se juntarem no mesmo espaço, na mesma actividade, sem desconfianças nem estigmas, unidas por um objectivo só: ver cinema e sentir emoções em comunidade.

Nesse sentido, a adesão tem sido fantástica, com crescimento constante.

A programação tem procurado desde sempre ser eclética, aliando os filmes mais mainstream como os últimos James Bond, a outros menos óbvios como Angel-A, A Turma, ou Lisboa – Crónica Anedótica, um filme mudo de 1930, que foi exibido com acompanhamento ao piano.

O CineConchas é organizado pelo Centro Social da Musgueira (www.csmusgueira.org), o movimento cívico Viver Lisboa (www.viverlisboa.org) e tem sido incluída nas Festas de Lisboa, em colaboração com a EGEAC – EM.

CineConchas 2008

CineConchas 2009

CineConchas 2010