Centro de Dia

Missão:
Disponibilizar um conjunto de apoios, serviços e actividades, que promovam o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia, a responsabilidade, a qualidade de vida e o envelhecimento saudável das pessoas, preferencialmente mais velhas, da comunidade local.

Visão:
Projectar-se para as famílias e para a comunidade local como um recurso de referência e de qualidade e excelência, eficaz na promoção do envelhecimento activo e da inclusão social.

O Centro Social da Musgueira dedicou desde cedo a sua atenção aos mais velhos da comunidade em que se encontra inserido. Já em 1965, ano de aprovação dos seus Estatutos como Instituição Particular de Solidariedade Social se registavam actividades de Convívio e pouco tempo depois, Colónias de Férias para os mais velhos.

Traçou-se o caminho para que em 1985 se consolidasse a valência de Centro de Dia. Após muito trabalho, dedicação e investimento, foi surgindo uma estrutura progressivamente mais profissionalizada, interessada em responder de forma eficaz e humana às necessidades e desafios que lhe vão sendo apresentados, em conformidade com a missão e valores da Instituição: A intervenção desenhada para e com cada pessoa é enquadrada na dimensão humana e pela visão bio-psico-social da mesma.

Nos dias de hoje é assim que caracterizamos o Centro de Dia:

O Centro de Dia é uma Resposta Social desenvolvida em equipamento, vocacionada preferencialmente para as pessoas mais velhas, ou que apresentam alguma dependência e/ ou fragilidade social.

Tem por finalidade promover a dignidade, a autonomia, o desenvolvimento pessoal, o envelhecimento activo e a integração social das pessoas desta faixa etária.

Promove a realização de projectos de vida, o envelhecimento saudável, o sentimento de segurança e a manutenção e adaptação das competências cognitivas.

Organiza-se em colaboração com a família, apoiando os seus familiares quando estes apresentam alguma fragilidade/ dependência, prevenindo a exclusão e o isolamento social e evitando ou retardando as medidas com recurso a respostas que levam ao afastamento do meio natural de vida.

Projecta-se portanto como um espaço que acolhe pessoas preferencialmente mais velhas, como uma resposta individual e personalizada, assente num Plano de Desenvolvimento Individual, disponibilizando vários serviços, dinâmicas e actividades, centrado na resposta a necessidades, no desenvolvimento de interesses e potencialidades demonstrados pelos mesmos e no respeito pela cultura e vontade própria.

Assim, são disponibilizados os serviços de alimentação, – almoço, lanche, apoio de jantar, apoio alimentar -, lavandaria, apoio na medicação, apoio psicossocial, actividades físicas, recreativas, informativas, socioculturais, de estimulação cognitiva, educativas, formativas, e de cariz religioso.

Local de Contacto:
Centro de Dia – Centro Social da Musgueira
Av. David Mourão Ferreira – Alta de Lisboa Sul, Lisboa 1750 479
csm.centrodedia@mail.telepac.pt
Horário: das 9h às 17 h, de segunda a sexta-feira.