CineConchas 2009


Programação

Como chegar à Quinta das Conchas?


Ver mapa maior

007 Quantum of Solace (2 Jul)

Sinopse
James Bond (Daniel Craig) e M (Judi Dench) realizam o interrogatório do sr. White (Jesper Christensen), responsável pelos eventos em “Casino Royale”.

Porém uma traição faz com que White seja morto. Para investigar o caso Bond parte rumo ao Haiti, onde conhece Camille (Olga Kurylenko), uma bela e perigosa mulher que possui ligações com Dominic Greene (Mathieu Amalric). Greene tem planos para a Bolívia, incluindo a deposição do actual governo, o que faz com que Bond tenha de o enfrentar.

A Turma (3 Jul)

Sinopse
O professor François e os seus colegas preparam-se para um novo ano escolar no liceu de um bairro problemático em Paris.

Cheios de boas intenções, estão decididos a que nada os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.

Diferentes culturas e atitudes colidem frequentemente na sala de aula que contém toda e riqueza e problemas da França contemporânea. Divertidos e inspiradores, o comportamento difícil dos alunos pode, no entanto, pôr em causa o entusiasmo de um professor pelo seu trabalho.

François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Sem ser rabugento ou inflexível, a sua extravagante franqueza surpreende muitas vezes os alunos. Mas a ética da sua sala de aula é posta à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.

Lisboa, Crónica Anedótica (4 Jul)

Sinopse
Filme mudo, com série de episódios seguidos da vida Lisboeta. As várias figuras profissionais do bulício da cidade do ardina, ao polícia, ao militar. Os estudos e o lazer dos alunos. As docas e a faina. Os bairros populares, os monumentos e praças do Comércio e Figueira. O trânsito em Lisboa. As actividades domingueiras, os desportos, os turistas. Os velhos e as crianças, símbolos do fim e início de um ciclo de vida.

Esta exibição é uma parceria do CineConchas com a Cinemateca Portuguesa. O Filme será exibido acompanhado ao piano pelo pianista Nicholas McNair.

Tempestade Tropical (9 Jul)

Sinopse
Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr. (nomeado para o Oscar de melhor actor secundário pelo desempenho neste filme) são os protagonistas de “Tempestade Tropical,” uma comédia de acção sobre um grupo de actores egocêntricos que se encontra a filmar um filme de guerra de grande orçamento.

Quando os custos de produção disparam, o estúdio cancela o filme, mas o frustrado realizador recusa-se a parar as filmagens e leva o elenco para as florestas do Sudeste Asiático, onde se vêem obrigados a lutar contra um grupo de vilões bem reais!

Ratatouille (10 Jul)

Sinopse
Remy é um rato que sonha tornar-se um magnífico chefe de cozinha contra a vontade da sua família e o problema óbvio de ser um rato numa profissão garantidamente anti-ratos. Quando o destino coloca Remy na cidade de Paris, ele encontra-se, idealmente, situado por baixo do restaurante tornado famoso pelo seu herói da culinária, Auguste Gusteau.

Apesar dos evidentes perigos por ser um convidado indesejado na cozinha de um dos restaurantes mais exclusivos de Paris, Remy cria uma parceria inesperada com Linguini, o rapaz do lixo, que sem querer descobre os talentos espantosos de Remy. Esta parceria gera uma emocionante cadeia de acontecimentos que criam uma reviravolta no mundo da culinária de Paris.

Juno (11 Jul)

Sinopse
Juno (Ellen Page) é uma adolescente segura e descontraída com resposta para tudo e para todos. Juno não tem um problema de atitude; tem atitude a mais.

Para sobreviver a mais uma tarde de aborrecimento, Juno decide ter sexo com o inseguro colega de escola Bleeker (Michael Cera).
Confrontada com uma gravidez indesejada, Juno e a sua melhor amiga Leah traçam um plano para encontrar os pais perfeitos para o bebé que vai nascer.

À medida que a barriga vai crescendo e Juno vai convivendo com os futuros pais da criança, começa a perceber que, afinal, não tem resposta para tudo… e que a vida ainda lhe pode reservar algumas surpresas.

Mamma Mia (16 Jul)

Sinopse
Donna (Meryl Streep) é uma mãe solteira e independente, que tem um pequeno hotel numa idílica ilha grega. Sophie (Amanda Seyfried), a filha que criou sozinha, está noiva e o casamento aproxima-se. Para a boda de Sophie, Donna convidou duas das suas melhores amigas – a prática e hilariante Rosie (Julie Walters) e a multi-divorciada Tanya (Christine Baranski) – com quem teve uma banda nos tempos de juventude, «Donna and the Dynamos».

Mas Sophie, secretamente, também convidou três pessoas. Querendo descobrir o seu verdadeiro pai, para que a levasse ao altar, convidou três dos homens do passado de Donna. Em cerca de 24 horas mágicas e caóticas, surgirão novos romances e renascerão antigos, naquela que parece a ilha de todas as possibilidades.

Infiltrado (17 Jul)

Sinopse
Dalton (Clive Owen) planeou o assalto perfeito a um grande banco de Nova Iorque. Nem o mais pequeno factor lhe parece ter escapado e consegue estar sempre um passo à frente do detective Keith (Denzel Washington). Com uma preocupação suspeita, o director do banco requisitou os serviços da prestigiada negociadora Madeline White (Jodie Foster) para intervir nas negociações. Num tenso jogo de emoções, talvez nem tudo seja o que parece…

Expiação (18 Jul)

Sinopse
Em 1935, Briony Tallis (Saoirse Ronan) de 13 anos e a sua família vivem uma vida de riqueza e privilégios numa enorme mansão em Inglaterra.

No dia mais quente do ano, gera-se uma atmosfera asfixiante, muito por culpa da ágil imaginação de Briony. Robbie Turner (McAvoy), o filho do mordomo, vive apaixonado pela irmã de Briony, Cecilia (Knightley) e basta apenas uma faísca para a relação se tornar mais forte.

Quando isso acontece, Briony – que tem um fraquinho por Robbie – sente-se no direito de interferir, acusando-o de um crime que não cometeu. Cecilia e Robbie declaram o seu amor, mas ele é preso e o rumo destas três vidas é alterado para sempre.

Briony tenta encontrar o perdão pelo erro infantil e através de um acto terrivelmente imaginativo, encontrar um meio de compreender o amor.

Destruir depois de ler (23 Jul)

Sinopse
No quartel-general da CIA, na Virginia, o analista Osborn Cox (John Malkovich) acaba de ser despedido. Osborn não aceita a notícia de forma particularmente pacífica. Já a sua esposa Katie (Tilda Swinton) fica possessa, embora não particularmente surpreendida – ela já planeava deixá-lo para se juntar ao marshal Harry Pfarrer (George Clooney).

Entretanto, nos subúrbios de Washington D.C., Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária do ginásio Hardbodies, não consegue concentrar-se no trabalho – vive obcecada pelo objectivo de fazer uma cirurgia plástica.

Quando um CD com as memórias de Osborn aparece no ginásio, Linda e o seu colega Chad (Brad Pitt), decidem chantagear o analista para financiar a operação…

WALL-E (24 Jul)

Sinopse
Após centenas de anos a cumprir a tarefa solitária para a qual foi programado, WALL-E (Waste Allocation Load Lifter Earth-Class) descobre um sentido na sua existência (para além de recolher desperdícios) quando conhece uma atraente robô chamada EVE.

EVE apercebe-se que WALL-E tropeçou, sem saber, na resolução para o futuro da Terra e corre de volta ao espaço para contar as suas descobertas aos humanos, que têm estado ansiosamente a aguardar por notícias que digam que é finalmente seguro voltar para casa.

Vizinhos (25 Jul)


O projecto “Vizinhos” é um documentário video que pretende retratar a nova realidade social e urbanística da Alta de Lisboa, que em tempos foi um gigantesco bairro de barracas e é agora uma nova cidade em construção. Actualmente o processo de realojamento está concluído e a população antiga viu chegar novos moradores que adquiriram casa no novo bairro. Mas morar no mesmo bairro faz destas pessoas verdadeiros vizinhos?

“Vizinhos” foi realizado e montado por Tiago Figueiredo, e recebeu o apoio da GEBALIS – EM, no âmbito dos Acordos de Cooperação e Parceria assinados em 2008.

Os materiais de divulgação

Os cartazes A3 e A4

Os cartazes A3 e A4

O flyer (frente)

O flyer (frente)

O flyer (verso)

O flyer (verso)

Os individuais de mesa para restaurantes

Os individuais de mesa para restaurantes

Na entrada junto ao restaurante

Tarja na entrada junto ao restaurante

Na entrada junto à cafetaria

Tarja na entrada junto à cafetaria

Na entrada da Alameda das Linhas de Torres

Tarja na entrada da Alameda das Linhas de Torres

CineConchas é um evento inserido nas Festas de Lisboa

Balanço do CineConchas 2009

Chegou ao fim a edição de 2009 do CineConchas. Com uma programação eclética, variada no género, procurando cativar públicos diferentes e oferecer diversidade de oferta à população do bairro, foi conseguida uma afluência muito superior à da primeira edição, confirmando o CineConchas como uma aposta séria, de qualidade e com grande futuro pela frente.

Procurámos juntar géneros cinematográficos diferentes para uma variedade de oferta cultural mais vasta, visando alargar os públicos interessados, os que vêm propositadamente ao CineConchas para uma sessão específica e que acabam por ficar a conhecer o espaço e o evento, e dar novas experiências ao público mais fiel, maioritariamente do bairro, que pela proximidade acede ao evento com maior regularidade.

(fotografia de Mr. Steed)

De 2008 para 2009, o CineConchas duplicou o número de sessões, passando de seis para doze. A aposta foi inteiramente ganha, não se confirmando os prognósticos mais reservados de saturação no público, mesmo apesar das noites frias que mais uma vez nos surpreenderam em Julho, e de metade do evento decorrer durante um dos principais períodos de férias dos Lisboetas.

Pelo contrário, à semelhança do ano passado, inúmeras pessoas nos fizeram sentir a sua vontade de continuidade do evento por Agosto dentro. Mais sessões houvesse e continuaríamos a ter plateia cheia.

As sessões

Mais uma vez, como em 2008, não temos sido abençoados por condições climatéricas normais para a época. Noites anormalmente frias e ventosas que afastam muita gente. Mesmo assim, contámos desde o início do CineConchas 2009 com uma adesão de público significativamente superior à do ano passado:

2 Jul, 007 Quantum of Solace : 800 pessoas

3 Jul, A Turma : 700 pessoas

4 Jul, Lisboa – Crónica anedótica : 350 pessoas

9 Jul, Tempestade Tropical : 600 pessoas

10 Jul, Ratatouille : 900 pessoas

11 Jul, Juno : 600 pessoas

16 Jul, Mamma Mia! : 1700 pessoas

17 Jul, Infiltrado : 650 pessoas

18 Jul, Expiação : 500 pessoas

23 Jul, Destruir depois de ler : 650 pessoas

24 Jul, Wall-E : 850 pessoas

25 Jul, Vizinhos : 350 pessoas

Total das 12 sessões: 8650 espectadores

Em 2008, no final das 6 sessões, tínhamos contado um total de 2600 espectadores, uma média de 433 espectadores por sessão. Em 2009, foi atingida a média de 720 espectadores por sessão, mesmo tendo em conta que a programação incluía géneros que, à partida, trazem menos público: a sessão de 4 de Julho, com um filme mudo de 1930 com acompanhamento improvisado ao piano, género tradicionalmente menos acessível e menos apetecível para o público mainstream, mas que mesmo assim conseguiu uma plateia semelhante à da estreia do CineConchas 2008, e a projecção de Vizinhos, no dia 25 de Julho, que sendo um documentário interessa a um público mais específico.

(fotografia de Henrique Relógio)

De 2008 para 2009 registou-se um aumento de adesão de público de 66%.

O CineConchas está muito bem encaminhado para se tornar um evento de referência na cidade de Lisboa. A parceria entre o Centro Social da Musgueira e o Viver na Alta de Lisboa sintetiza os objectivos de integração social do projecto urbanístico que deu à luz esta nova cidade, juntando população realojada e de venda livre, sem estigmas, sem receios, com um objectivo, uso e convivência comuns. A parceria com a EGEAC, e o repetido destaque dado ao CineConchas no lançamento das Festas de Lisboa, revelam a importância estratégica que este evento tem na dinamização cultural e social da população lisboeta.

Mas uma iniciativa tão ambiciosa com tão poucos recursos financeiros jamais seria possível sem todas as restantes parcerias conseguidas. Um projecto que visa a união pacífica de duas populações habitualmente de costas voltadas foi possível também graças à união e solidariedade de todos os que a ela se associaram.

O sucesso do CineConchas é por isso também de todos os que se nos juntaram: a Maumaus – Escola de Artes Visuais, o Destak, aeiou e MopTv, o Vip Hotel e o Ibis, o Restaurante Conchas e pizzaria Speedy Pizza, a Luís&Frazão, a Cinemateca Portuguesa, a Fernando Rosado, Lda., a Polícia Municipal, os Sapadores Bombeiros de Lisboa, a UPAL, a Vereação da Cultura da CML, a DESA-CML, a DMAU-CML, e a Polícia Florestal.

Foi fundamental o patrocínio financeiro da GEBALIS, da SGAL, da Junta de Freguesia do Lumiar, da Junta de Freguesia da Ameixoeira e da Luís&Frazão.

O índices de crescimento de todos os elementos associados ao evento (público, parceiros, apoios), mostram que o CineConchas é unanimemente considerada como uma aposta válida e importante para Lisboa.

(fotografia de Henrique Relógio)

Organizar e dar vida ao CineConchas tem sido uma experiência fantástica e inesquecível para todos os envolvidos na equipa. Uma verdadeira equipa, unida, feliz, generosa e onde reina a amizade. É um privilégio raro.