Serviço de Apoio Domiciliário

Missão:
Disponibilizar em contexto domiciliar, às pessoas com limitações de autonomia e ou dependência, um conjunto individualizado de apoios, serviços e actividades promotores de qualidade de vida, eficazes no evitamento ou adiamento do recurso à institucionalização, permitindo um envelhecimento saudável e a integração sócio-familiar.

Visão:
Constituir-se na comunidade local e para as famílias, como recurso, e referência de qualidade e excelência, na prestação de serviços domiciliários personalizados possibilitando às pessoas a permanência no meio natural de vida.

Tal como as outras respostas concretizadas pela Instituição, o Apoio Domiciliário foi a resultante da preocupação, esforço e empenho na prestação de apoio efectivo a necessidades e carências que o trabalho social, desenvolvido desde sempre pela Instituição, permitia descortinar. Em 1989 formaliza-se o Serviço de Apoio Domiciliário. A sua estrutura foi progressivamente evoluindo, com a ambição de responder de forma eficaz a muitas situações que careciam de uma resposta humana e profissionalizada. Também como em outras respostas, os projectos de trabalho vão sendo reformulados e adequados às circunstâncias, contextos e exigências, tanto da Instituição como da população alvo, sempre em consonância com a missão e valores da Instituição: A intervenção desenhada para e com cada pessoa é enquadrada na dimensão humana e visão bio-psico-social da mesma.

Hoje, o Serviço de Apoio Domiciliário adopta os seguintes contornos:

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma Resposta Social desenvolvida no domicílio das pessoas que apresentam algum grau de dependência e ou fragilidade social, seja temporária ou permanente, encontrando-se em situação de limitação na sua autonomia.

Tem por finalidade promover o conforto e bem-estar, a dignidade, a autonomia, a responsabilidade o desenvolvimento pessoal e a integração social das pessoas.

Desenvolve acções e apoios de carácter preventivo, remediativo e curativo ao nível dos cuidados básicos de saúde.
Organiza-se em colaboração com a família complementando o apoio aos seus familiares dependentes nas actividades de vida diária.

Aposta na prevenção da exclusão e do isolamento social, evitando ou retardando as medidas com recurso a respostas que levam ao afastamento do meio natural de vida.

O apoio desenvolvido pretende dar uma resposta individual e personalizada, assente num Plano Individual de Cuidados, baseado nas necessidades, interesses, potencialidades individuais e na vontade manifestada pelo próprio.
São disponibilizadas um conjunto de acções e apoios, em domicílio, como sejam: higiene e conforto pessoal, alimentação – preparação, confecção, administração, entrega -, apoio na toma de medicação, higiene e arrumação da habitação, apoio na mobilidade, tratamento de roupas, apoio e acompanhamento a serviços externos, aquisição de bens e serviços, serviço de companhia, actividades de animação, apoio psicossocial e apoio espiritual.

Local de Contacto:
Centro de Dia – Centro Social da Musgueira
Av. David Mourão Ferreira
Alta de Lisboa Sul
Lisboa 1750 479

csm.centrodedia@mail.telepac.pt

Horário: das 9h às 17 h, de segunda a sexta-feira.