Jardim de Infância


O Jardim de Infância do Centro Social da Musgueira é um espaço educativo com actividades pedagógicas e socioculturais destinado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos promotor do desenvolvimento de aprendizagens e valores, de saúde e bem-estar e de alegria de viver, organizado em função dos interesses e necessidades das crianças e no respeito pela dignidade humana de cada um.

Colocámos no mapa-mundo as bandeiras e as setas indicando o caminho para os países onde tinham nascido os nossos pais. Como era longe de Portugal… só podíamos lá chegar se fossemos de carro, de barco ou de avião.

O nosso projecto pedagógico obedece a uma perspectiva construtivista, centrada na criança e numa Pedagogia-em-Participação (Perspectiva Pedagógica da Associação Criança) direccionado para a progressiva autonomia da criança, para o seu sucesso escolar e futura cidadania.

Pais e Mães que nasceram em Angola
As cores que se amam

Investimos em recursos que fomentem ambientes estimulantes às aprendizagens e na formação técnica e pedagógica duma equipa de profissionais competentes, motivados e empenhados em educar em estreita ligação com a família (Envolvimento Parental) e a Comunidade.

Terreiro Central “o iolwapa”
Arraial Comunitário aberto a toda a Comunidade local

Metodologia
A metodologia de projecto é a ferramenta utilizada para despertar a curiosidade na criança e a vontade de saber. A organização de espaços e materiais e a implementação de uma rotina diária com tempos diferenciados para as escolhas da criança e as propostas da educadora são o seu enquadramento. A educação é para a diversidade e para a cidadania. A intencionalidade é dirigida às aprendizagens, às competências e ao conhecimento do mundo.

“Investigamos, escrevemos letras e números e fazemos desenhos no computador.”
“Pesquisamos e descobrimos novas coisas.”
“Consultamos os portefólios dos anos anteriores.”

A perspectiva pedagógica do Jardim de Infância está a ser acompanhada pela Associação Criança sediada em Braga. A rotina diária consiste em planear actividades, executá-las, e, depois de arrumar os materiais, relembradas, recapituladas e ainda explicadas aos colegas. Esta consciência pedagógica implica que os educadores dêem tempo e espaço a cada criança para se desenvolver deixando-a aparentemente livre à sua vontade, mas conduzindo-a na descoberta das coisas do mundo.

O que descobrimos na visita à volta do Centro Social da Musgueira

Horário de Funcionamento
2ª a 6ª feira das 08h00 às 17h30
Possibilidade de prolongamento das 17h30 às 19h00

Durante o período de actividade, na instituição, será fornecido à criança: reforço alimentar a meio da manhã, almoço, lanche e reforço alimentar no período de prolongamento.

Preenchimento de Vagas
O Jardim de Infância abrange 100 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade, distribuídas por 4 salas. Conta, em cada sala, com uma Educadora de Infância e uma Auxiliar da Acção Educativa.

Fazem parte da equipa pedagógica a Coordenadora Pedagógica e a Técnica de Serviço Social.

Comparticipação das Famílias
O montante da comparticipação familiar (mensalidade) será estipulado de acordo com a tabela em vigor para as IPSS e conforme os rendimentos do agregado.

As actividades e a participação das crianças em passeios e em colónia de férias têm um custo acrescido às mensalidades, sendo as famílias informadas atempadamente.

Documentos necessários para a inscrição
• Preencher uma ficha de inscrição
• Foto tipo passe da criança
• Bilhete de Identidade ou Cédula da Criança

Documentos necessários para a formalização da matrícula/renovação
• Bilhetes de Identidade dos Pais/Encarregados de Educação
• Bilhete de Identidade ou Cédula da Criança
• Cartão de Contribuinte dos Pais/Encarregados de Educação
• Cartão de Contribuinte da Criança (facultativo)
• Cartão de Beneficiário da Segurança Social dos Pais/Encarregados de Educação
• Número de identificação da Segurança Social da Criança
• Cartão de Saúde dos Pais/Encarregados de Educação e da Criança
• Boletim de Vacinas (actualizado) e Declaração Médica da Criança
• Comprovativo dos Rendimentos do Agregado Familiar
• Comprovativo da Renda ou Prestação da Casa
• Pagamento de 25€ para a matrícula e renovação
• Papel do tribunal tutela/poder paternal (exigido para pais que estejam em processo de divórcio, requerimento do poder paternal ou tutela/poder paternal definitivo)